quarta-feira, 11 de março de 2015

Método Científico - Que coisa mais difícil... Para provarmos algo, hoje, temos que utilizar do método científico… Mas, o que seria método científico? Primeiro, vamos pensar em uma dúvida, uma idéia, digamos, uma hipótese… Por exemplo, será que a rua onde moro é mais perigosa que outras ruas do bairro? Para verificar se este pensamento é correto… Eu tenho que comparar… Uma maneira é identificar algumas ruas parecidas com a minha e estudar… Como faço? Marco um período de tempo adequado… Que tal, o período de hum ano? Aí vou na delegacia do bairro, pego os boletins de ocorrência que aconteceram nas ruas comparadas, durante este período… Puxa, para meu espanto, várias das outras ruas que eu fiz a “pesquisa” teve nem assalto… A minha, entretanto, teve 10 vezes mais assaltos que as outras… Será que posso provar que minha rua é perigosa? A matemática deu uma mãozinha para estas perguntas… Inventou a estatística… Bem, com o uso desta ferramenta… Infelizmente, podemos dizer que a minha rua é perigosa… E agora? Posso ousar dizer algo: Vou ter mais cuidado ao sair de casa, e, principalmente ser bem vindo ao mundo das ciências… Eu, e, você, porque não, aprendemos o método científico… Agora quem sabe posso pedir para você provar se sua rua é mais perigosa do bairro, por exemplo… Ou, quem sabe, se o universo tem fim, começo, ou se uma planta, lá do seu interior, pode salvar doentes… Parabéns!



via Ciência do Povo http://ift.tt/1HFgx0L

Nenhum comentário:

Postar um comentário