sexta-feira, 6 de março de 2015

Honra, quanta honra… Qual seria a maior honra, medalha ou prêmio no país? Bem, eu, como você , talvez, não lembro… mas a Ordem de Rio Branco é a maior honraria que uma pessoa física ou jurídica pode receber no Brasil… Mas é bem divulgada? Eu creio que não… Lembro com saudades da última honraria praticada em solo nacional… se bem que só lembro das cambalhotas do Vampeta, mesmo… Mas, o que seria honra, honor ou honradez? O que é um homem ou mulher de honra? Muito complicado…Samuel Johnson, na origem da palavra, em 1755, classificou honra como: “nobreza de alma, magnanimidade, e um desprezo a maldade”. Mas o conceito vai bem além… Imagina em uma conversa… 1- Eu emprestei o dinheiro para ele… 2 - Não se preocupe, ele sempre honra… Ou… 1 - Rapaz olha lá aquela “gata”… 2 - Qual? Aquela lá… Nem!!!! 1 - Que conversa é essa, amigo… Essa é uma mulher de honra… Ou seja, a semântica da honra é bem complexa… Para Richard Nixon, a maior honra de um ser humano é selar a paz… Mas, eu acho que a maior honra que eu e você, por que não, poderíamos ter é honrar as(a) pessoas(a) que estão(está) próximas(a) da gente, não? E, quem sabe, ser motivo de honra para esta(s) pessoa(s)… Alcymar Monteiro, em uma das suas músicas, canta os seguintes versos: Eu queria saber o que faço para agradar o mundo… Se é preciso dar murro de ponta de faca ou não… Se não devo parar meus passos à beira do abismo Para ter um estátua na praça ele era tão bom… Marco Pórcio Catão, o Velho, foi categórico: "Prefiro que as pessoas perguntem o porquê de eu não ter uma estátua, que perguntarem o porquê de eu ter-la". Genial! Por isto, talvez, os mineiros comem pão de queijo quietinhos… Ou, seria uma honra eu receber um autógrafo da Anitta?!?



via Ciência do Povo http://ift.tt/1wNCZ7n

Nenhum comentário:

Postar um comentário